8.8.06

A Menina e O Muro

Sou filha de Wanda Cozetti Marinho e Alipio de Freitas.
Ambos presos em uma madrugada de Maio de 1970 pelas "forças" da ditadura brasileira.
Uma vez encarcerados foram submetidos a bárbaras,a palavra é esta,torturas...e findo o "processo interrogatório",cada um deles ficou na cadeia por longos anos!
Minha mãe cinco.
Meu pai dez.
Eu tinha um ano e alguns meses qd eles foram levados e passei minha infância toda,visitando-os nas cadeias.Minha mãe tinha um "domicílio" certo:Presídio Talavera Bruce em Bangu.E meu pai se "mudou" mais...e neste "tour carcerário",teve o desprazer de estar na Fortaleza de Santa Cruz,na Ilha Grande(atual paraíso ecológico!),por Sampa no Carandiru e ao fim da sua temporada em "Cannis",(como ele bem humoradamente diz)...no presídio da Frei Caneca,na cidade do Rio de Janeiro!
Enquanto eles estavam presos,eu fui cuidada e amada,pela minha família portuguesa que vivia em um subúrbio da Cidade "Maravilhosa",chamado Bento Ribeiro...em uma casa com roseira no fardim da frente,sardinhas fritas á hora da Ave Maria,primos,vestidos e laços de fita,muitos livros,um rádio mágico que eu fugia da cama de noite pra escutar bem baixinho,de orelhinha colada...e do lado de lá do muro verde da casa...a rua!
A rua Capitão Pires!
Cheia de crianças,pipas,jogo de queimada,esconde-enconde,corda pra pular...e o meu mais querido objetivo diário:a venda do seu Viriato que vendia de vassouras a chinelas Havaianas...arroz na tulha,Mandiopã e minhas amadas balas Juquinhas,as amarelinhas!rs!
Ao mesmo tempo em que ouvia as lindas histórias que minha tia-mãezinha Augusta me contava,enquanto descascava laranjas pra nós nas tardes quentes e modorrêntas...a da Moura Torta,Rosa Branca e Rosa Vermelha,O Cisne Encantado,Joãozinho e Maria...estas que preparam as crianças pra adversidades e crueldades da vida...mas aonde o bem sempre tem uma chance...ao mesmo tempo,eu era uma menina que sabia dos outros relatos...aqueles em que o bem nenhuma chance teve contra a crueldade...a morte do Stuart Angel arastado pelo pátio com a boca amarrada a um cano de descarga de um jipe,o esquartejamento do Bacuri,o suplício de Sônia,as mortes de Lamarca,Marighela,Porfírio,Yara...o massacre no Araguaia...e eu lá no fundo do meu coração,sabia que de alguma forma eu tinha sido abençoada,protegida pq meus pais mesmo que encarcerados estavam vivos e ao meu "alcançe"...nem que fosse pelas quatro horas de visita semanais a que eles graças a coragem e o envolvimento de muita gente boa, pasaram a ter "direito"!
Do lado "de cá" do muro verde...meus pais eram chamados de guerrilheiros...do lado "de lá" do muro verde...meus pais eram chamados de terroristas!
Eu era a mesma menina...tanto do lado de cá...qt do lado de lá...tentando entender este estranho mundo de adultos que controem muros e depois ficam deseperadamente tentando pulâ-los...qd a solução era nunca havê-los levantado...pq depois, cabe a nós as crianças de outrora a difícil tarefa de derrubá-los!
Há uma canção que eu adoro...que está no Clube da Esquina 2...que diz em um determinado verso..."que a História é um carro alegre,cheio de um povo contente"...o problema é que nós cada vez mais péssimos condutores do nosso destino que não é só "nosso",insistimos em transformar o que pderia ser um alegre ônibus de passeio,pq o paseio-vida dura muito pouco,em um rabecão de proporções cada vez maiores...é uma pena...a paisagem humana é tão linda...
Beijo amoroso moçada,
Lulu"you can drive my car"

3 Comentários:

  • Em tempos de recordar, é necessário esse teu texto.
    E tomara que muitas crianças que tudo têm e seus pais têm ao alcance pensem antes de se tornarem rebeldes sem causa e jogarem o amor pela latrina e não lembrar do respeito que daríamos para eles caso um deles, viesse a faltar da forma como os seus lhe faltaram, mas não por morte, mas pelo isolamento desse muro que os separava.
    É triste, mas nem por isso vc fez da sua história pesada.
    Parabéns por todo esse seu astral e essa pessoa linda que é...
    SUA LINDAAAAA!
    Beijos, sua amiga-editora,
    Cris Passinato

    Por Blogger Blogs dos Colunistas Caderno R, às 3:43 AM  

  • Luluzinha,
    Amiga querida, amada e lembrada com tanta saudade.
    Eu tenho convicção de fazer parte desse espaço que vc tem aqui hoje. Me emocionei, pq eu o desejei tanto, talvez antes mesmo que vc o desejasse, não sei!
    Todas as vezes que recebi seus textos e sorri e chorei e sonhei e me emocionei com eles, eu também torci, intimamente desejei poder dividí-los com os nossos. E agora aqui estão eles... por caminhos que eu desconheço... só sei que estamos juntas aqui, vizinhas de porta, ops! de janelas. Nesse imenso território virtual onde a gente agora demarca a área, põe plaquinha de boas vindas no portão, estende tapetinho de versos pra os que nos venham visitar e divide o pão da vida, o alimento do espírito e essa coisa boa chamada amizade.
    Amo vc. pequena. Aprendi a te amar pela sua voz, seu sorriso largo, seu carinho de sempre e suas palavras que eu gosto tanto, que geralmente gostaria de ter dito. E às vezes digo mesmo, repito, como uma papagaia cria do seu quintal, feliz da vida!
    Bem vinda na sua nova casa! Bjs de mar.

    Por Blogger Marfiza de França, às 4:17 AM  

  • Cara Luanda Cozetti: venho através do blogue fazer uma pergunta; estive no espectáculo de Vila Real de Santo António (Algarve), onde também contou essa história da prisão dos seus pais e onde também cantaram o José Mário Branco e o Francisco Fanhais. Gostava de saber se tem algum disco seu à venda (em Portugal ou no Brasil)? Estive procurando na internet, mas só vejo participações suas em outros discos. Será que me pode informar? O meu mail é amarujo@publico.pt. Obrigado. António Marujo

    Por Anonymous Anônimo, às 8:42 PM  

Postar um comentário

<< Home